Um vídeo mais que especial, a Silvana me pediu para falar sobre madeiras! Falei um pouco sobre elas nesse vídeo aqui de baixo, em especial sobre MDF e MDP.
Assista:
Para quem quer informações mais completas, deixo aqui em baixo também o roteiro que eu mesma escrevi rsrs e que me tentar falar mais ou menos no vídeo hehe
Clica aqui em baixo para ver
Daí claro em cima disso tudo ainda vai a lâmina da cor, seja ela madeirada, branca ou com texturas. E nas bordas, vai um acabamento que nós chamamos de fita de borda, ou seja, depois de pronto a gente não consegue diferenciar qual chapa é de MDF e qual é de MDP.
Agora vamos para as diferenças entre elas.
O mdf não é resistente a agua, tipo se cair um pingo de agua em cima não tem problema, mas se for uma quantidade grande o mdf vai inchar. Já o mdp ele é mais resistente á água por conta das diversas partículas de madeira que ele tem, não que ele seja a prova d agua, isso não, a verdade é q ele demora mais para ter esse inchaço.
Por ser mais leve tbm , o mdp tbm tem menos problema de empenamento. por isso, ele é muito usados em caxarias, portas, prateleiras.
Muita gente confunde mdp com o aglomerado que ficou muito conhecido nas lojas de móveis populares, sabe aquela madeira que esfarela toda? Então, mas não é a mesma coisa. Aglomerado é aglomerado e mdp é mdp. Por isso muita gente tem preconceito com o coitado preferindo o mdf.
O mdp por conta da fabricação é mais em conta, por isso muitas empresas preferem usar ele por conta de custo.
Já o MDF é mais fácil de cortar e mais maleavel, sendo possivel fazer cantos arredondados por exemplo, , mas por outro lado, o mdp é mais resisdente a parafusos, sendo mais fácil ser de ser montado e desmontado.
No fim, ambos tem qualidades e defeitos, e tem quem defenda que o ideial é o mdf, o mdf é um nome que tem muito apelo comercial, é só a gente ver em lojas tipo magazine que um dos argumentos que eles usam é que o móvel é 100% mdf, mas acho q não dá pra ser tão radical assim, ambos tem qualidade.
Em um projeto por exemplo, o ideal seria usa o mdf aonde o design do móvel tende a ter curvas e formas arredondadas, tipo bancadas por e usar o mdp na parte interna e nas prateleiras e nas portas já que ele é mais em conta e pode ser montado e desmontado sem prejudicar o móvel.
Quanto aos cupins, o mdf e mdp de boa qualidade hj em dia recebem um tratamento especial para evitar essa praga rsrs masss dizer que uma madeira é livre de cupim é meio arriscado.
O mdf e mdp são o tipo de madeira mais usado para móveis, mas claro que existem outros tipos de madeiras,
Algumas empresas usam, a madeira naval que é usada para fazer barcos essa sim é mega resistente a água, porém tem um custo mais elevado.
Para aqueles móveis mais rústicos, uma madeira muito usada é a de pinho, que tem aquela coloração mais alaranjada e a nogueira e o carvalho que são usada principalmente para áreas externas, entre elas, a nogueira é mais resistente mas também é mais cara.






Deixe um comentário