26 de agosto de 2016

Render Up - Versao 3.6.9Render UpVersao do Render - 3.6.9 Versao do Promob - 5.33.11 Tempo de Renderizacao - 00:12:55 Qualidade do Render - 1 MADE_BY_RENDER_UP3.6.95.33.1100:12:551194277CO^Küÿ

Um vídeo mais que especial, a Silvana me pediu para falar sobre madeiras! Falei um pouco sobre elas nesse vídeo aqui de baixo, em especial sobre MDF e MDP.

Assista:

Para quem quer informações mais completas, deixo aqui em baixo também o roteiro que eu mesma escrevi rsrs e que me tentar falar mais ou menos no vídeo hehe

Clica aqui em baixo para ver

Móveis planejados ou sob medida são fabricados em dois tipos de material, MDP ou MDF
MDP é uma chapa de madeira que é feita de várias partículas de madeira aglutinadas  já  o MDF é feito a partir váriasde placas de fibra de madeira coladas uma na outra e prensadas umas nas outras.
Basicamente o  MDF são várias placas coladas uma em cima das outras  e prensadas que forma uma chapa densa e o mdp são várias fibras coladas e prensadas entre elas, essa imagem exemplifica bem  a diferença entre uma e outra.
e4315cd6-6e65-4667-aa80-e23ea5d4388d_640228554140776

 Daí claro em cima disso tudo ainda vai a lâmina da cor, seja ela madeirada, branca ou com texturas. E nas bordas, vai um acabamento que nós chamamos de fita de borda, ou seja, depois de pronto a gente não consegue diferenciar qual chapa é de MDF e qual é de MDP.

Agora vamos para as diferenças entre elas.

O mdf não é resistente a agua, tipo se cair um pingo de agua em cima não tem problema, mas se for uma quantidade grande  o mdf vai inchar. Já o mdp ele é mais resistente á água por conta das diversas partículas de madeira que ele tem, não que ele seja a prova d agua, isso não, a verdade é q ele demora mais para ter esse inchaço.

Por ser mais leve tbm , o mdp tbm tem menos problema de empenamento. por isso, ele é muito usados em caxarias, portas, prateleiras.

Muita gente confunde mdp com o aglomerado que ficou muito conhecido nas lojas de móveis populares, sabe aquela madeira que esfarela toda? Então, mas não é a mesma coisa. Aglomerado é aglomerado e mdp é mdp. Por isso muita gente tem preconceito com o coitado preferindo o mdf.

O mdp por conta da fabricação é mais em conta, por isso muitas empresas preferem usar ele por conta de custo.

Já o MDF é mais fácil de cortar e mais maleavel, sendo possivel fazer cantos arredondados por exemplo, , mas por outro lado, o mdp é mais resisdente a parafusos, sendo mais fácil ser de ser montado e desmontado.

No fim, ambos tem qualidades e defeitos, e tem quem defenda que o ideial é o mdf, o mdf é um nome que tem muito apelo comercial, é só a gente ver em lojas tipo magazine que um dos argumentos que eles usam é que o móvel é 100% mdf, mas acho q não dá pra ser tão radical assim, ambos tem qualidade.

Em um projeto por exemplo, o ideal seria usa o mdf aonde o design do móvel tende a ter curvas e formas arredondadas, tipo bancadas por   e  usar o mdp na parte interna e nas prateleiras e nas portas já que ele é mais em conta e pode ser montado e desmontado sem prejudicar o móvel.

Quanto aos cupins, o mdf e mdp de boa qualidade hj em dia recebem um tratamento especial para evitar essa praga rsrs masss dizer que uma madeira é livre de cupim é meio arriscado.

O mdf e mdp são o tipo de madeira mais usado para móveis, mas claro que existem outros tipos de madeiras,

Algumas empresas usam, a madeira naval que é usada para fazer barcos essa sim é mega resistente a água, porém tem um custo mais elevado.

Para aqueles móveis mais rústicos, uma madeira muito usada é a de pinho, que tem aquela coloração mais alaranjada  e a nogueira e o carvalho que são usada principalmente para áreas externas, entre elas, a nogueira é mais resistente mas também é mais cara.

mexican-pine-range-of-furniture

pinho

BANCO_MESTRA_106_CM_-_STAIN_NOGUEIRA_-_MESTRA_MOVEIS-COR_NAO_DEFINIDA-A85-1-1000x1000

nogueira

Antigamente se usava muito mogno na confecção de móveis,ela é uma madeira bem escura e super resistente, mas muita gente parou de usar devido o alto custo dela. esse tipo de madeira é bem resistente a cupim.

 

antique-rococo-furniture4-528x674

mogno

Gente espero ter esclarecido algumas dúvidas, se tiver alguma dúvida podem deixar aqui no comentários ou no youtube, não se esqueça de se inscrever no canal e dar aquele joinha maroto!
Bjs e até!
CANAL

 

Comments

comments

Compartilhe

LEIA TAMBÉM

  • Vídeo: CoifaxDepurador
  • Vídeo: Cores na decoração!
  • Vídeo: Estilo escandinavo
  • capa Vídeos: Cubas de banheiro!
  • © Você precisa Decor - Todos os direitos reservados | Layout por