27 de fevereiro de 2015

O I Dare You (tradução: Eu Te Desafio) é um desafio literário que tem como objetivo incentivar a leitura de diferentes gêneros, fazendo com que o leitor expanda o seu conhecimento literário, aumente a sua lista de livros lidos, ou até leia aquele livro que está parado na estante por muito tempo.

O desafio foi idealizado pelos blog Vício em livros, Maravilhosas descobertas e Nas entrelinhas.

Funciona assim, todo o mês de janeiro a dezembro são determinado temas para a leitura com o intuito de sair da sua zona de conforto e ler coisas diferentes. Meu objetivo pessoal no desafio é ler os livros da minha estante que estão parado, dessa forma não pretendo comprar nenhum livro para o desafio. Os meses em que não tenho nenhum livro correspondente tentarei pegar emprestado ou ler em PDF.

Fiz um calendário dos estilos definidos para cada mês:

tumblr_mn46pzCOhl1rc4kb8o4_1280

Os temas e livros que pretendo ler são os seguinte:

  1. Janeiro – Férias

Janeiro é o mês das férias. Festas, saídas, diversão e muito calor(de preferência, né?!). Para começar o I Dare You escolha um livro que tenha tudo a ver com férias. Lembre-se da praia, das baladas, ou até das horas perdidas atoa na frente do computador!

Vou ler: O verão que mudou minha vida (lido, logo tem resenha aqui)
  1. Fevereiro – Comédia
Rá, precisamos mesmo explicar? Fevereiro é o mês da ALEGRIA! Muito carnaval para “metermos o pé na jaca”. E, dia 26, é dia do Comediante! Então, nesse mês escolha um livro que te faça sorrir e te deixe muito feliz!
Vou ler: Louca pra casar.
  1. Março – Chick Lit
Pensando no dia internacional da mulher não podíamos deixar de fora o tema Chick Lit. Vamos ler sobre mulheres fortes e independentes e dar valor ao sexo feminino.
Vou ler: Temporada de caça aberta.
  1. Abril – YA
Abril é o mês dos jovens. Nesse mês temos vários dias dedicados a literatura infantil/infanto-juvenil, e com isso propomos que leiam livros Young Adult. Acreditem, eles podem ser tão bons quanto os mais maduros!
Vou ler: Se eu ficar.
  1. Maio – Histórico
Livros históricos tem tudo a ver com o mês de Maio. O mês é marcado por diversos dias históricos e nele propomos que você leia livros que retratem temas históricos, que fale sobre acontecimentos do passado que ficaram marcados, ou até mesmo que seja um clássico. Neste mês, vocês podem abrir mais as asas! Se gostar de romance, leia um romance histórico. Se gostar de sangue e guerras, este é um mês especial!
Vou ler: ainda não sei, aceito sugestões.
  1. Junho – Romances
AH… O dia dos namorados!!! Esse mês é de muito amor, então vamos comemorar com livros românticos e que te deixam suspirando. Se você não tem namorado e odeia o dia, não tem problema! Leia o tema e vamos rogar muitas pragas para aquele casal perfeito que nunca, NUNCA, vamos conseguir formar na vida real. Ou deixe-se levar pela história e viva a vida daquele personagem em um dia tão trágico! Vale a pena :)
Vou ler: A teoria de tudo.
  1. Julho – Protagonista Masculino
Tá.. já que colocamos um dia para as mulheres, tivemos que colocar um para protagonistas masculinos também (essa história de direitos iguais né, fazer o que…). Nesse mês só vale ler livros que sejam contados por personagens masculinos, ok?! Acreditem, existem centenas deles!
Vou ler: ainda não sei, aceito sugestões.
  1. Agosto – Polêmicos
No mês de Agosto é comemorado diversos dias com temas polêmicos como o dia combate ao fumo e o dia do orgulho lésbico. Pensando nisso, vamos ler livros que falem sobre preconceito, bullying e coisas do tipo. Vale tudo! É o mês perfeito para abrir a mente e aprender a respeitar o próximo.
Vou ler: ainda não sei, aceito sugestões.
  1. Setembro – Policial
Amamos romances policiais, e vocês? Espero que sim, porque em Setembro vamos ler sobre esse tema e não quero ninguém reclamando! Leia muita Agatha Christie (A Rainha do Crime *–*), James Petterson e Harlan Coben. Vocês verão o que é ficar preso na cama pelo dia inteiro, ansiosos para terminarem a leitura!
Vou ler: ainda não sei, aceito sugestões.
  1. Outubro – Terror
Manjado o mês de Outubro ser o mês de terror, mas não podíamos deixar de fora essa categoria. O clássico dos temas do mês está aqui e queremos que você leia muitos livros de HORROR, TERROR, SUSTO e SUSPENCE. Sentir medo é a única regra, mas não nos ligue caso não consiga dormir de noite.
Vou ler: ainda não sei, aceito sugestões.
  1. Novembro – Musicais
Comemorando a semana da música vamos ler livros com o tema mais super a ver com o mês. Todo o livro que tenha musica envolvida vale. Uma trilha sonora, um instrumento musical ou até uma simples nota na capa! Qualquer coisa está valendo.
 
Vou ler: Confissões de uma banda.
  1. Dezembro – Gênero favorito
Para finalizar o ano com chave de ouro (vamos deixar), agora você decide que livro ler! Fique á vontade para ler livros com temas já propostos, livros que vocês amam, reler livros também vale e até mesmo livros eróticos (só para quem tem +18, viu!). Ama tal autor mas ainda não leu todos os livros dele? Esta é a hora! Termine o ano com um sorriso no rosto por estar lendo algo que ama e uma sensação de dever cumprido, por estar finalizando o I Dare You! Se você chegou até aqui, você merece!
Gênero Favorito: Esse eu vou deixar para escolher mais pertinho rsrs

Quem quer mais informações/participar,  pode entrar no blog I Dare You ou no nosso grupo do facebook.

Comments

comments

Compartilhe

LEIA TAMBÉM

  • Livro: Princesa Adormecida
  • Livros: Para ler no verão!
  • Livros: Lidos em Fevereiro
  • Livro: Cadê você Bernadette
    1. Para o mês de setembro eu indico “Na própria carne” e “Garota Exemplar” e para outubro, “Orgulho e Preconceito e Zumbis” e “O Nevoeiro” 😀

    2. […] Esse livro fez parte do desafio I dare you, cujo primeiro tema de janeiro era Férias. Você pode acompanhar meu post explicando o desafio aqui. […]

    © Você precisa Decor - Todos os direitos reservados | Layout por